quinta-feira, 12 de julho de 2012

Possibilidade de trabalho com música

Música: Sincretismo Religioso
           (Martinho da Vila)
Saravá, rapaziada! - Saravá!
Axé pra mulherada brasileira! - Axé!
Êta, povo brasileiro! Miscigenado,
Ecumênico e religiosamente sincretizado
Ave, ó, ecumenismo! Ave!
Então vamos fazer uma saudação ecumênica
Vamos? Vamos!
Aleluia - aleluia!
Shalom - shalom!
Al Salam Alaikum! - Alaikum Al Salam!
Mucuiu nu Zambi - Mucuiu!
Ê, ô, todos os povos são filhos do senhor!
Deus está em todo lugar. Nas mãos que criam, nas bocas que cantam, nos corpos que dançam, nas relações amorosas, no lazer sadio, no trabalho honesto.
Onde está Deus? - Em todo lugar!
Olorum, Jeová, Oxalá, Alah, N'Zambi... Jesus!
E o Espírito Santo? É Deus!
Salve sincretismo religioso! - Salve!
Quem é Omulu, gente? - São Lázaro!
Iansã? - Santa Bárbara!
Ogum? - São Jorge!
Xangô? - São Jerônimo!
Oxossi? - São Sebastião!
Aioká, Inaê, Kianda - Iemanjá!
Viva a Nossa Senhora Aparecida! - Padroeira do Brasil!
Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá, Iemanjá
São Cosme, Damião, Doum, Crispim, Crispiniano, Radiema
É tudo Erê - Ibeijad
Salve as crianças! - Salve!
Axé pra todo mundo, axé
Muito axé, muito axé
Muito axé, pra todo mundo axé
Muito axé, muito axé
Muito axé, pra todo mundo axé
Energia, Saravá, Aleluia, Shalom,
Amandla, caninambo! - Banzai!
Na fé de Zambi - Na paz do senhor, Amém!

A música/canção trás palavras que valem a pena esclarecer com ajuda de dicionário: miscigenado, sincretismo, ecumênico.
Na música estão presentes "saudações" de várias religiões.
Com a questão da religiosidade é possível trazer a valorização das práticas religiosas de matriz africana, com a finalidade não da doutrinação, mas do conhecimento de outras práticas.
Com a musicalidade é possível fazer uma "leitura auditiva" e interpretação de letras de música que remetam a questões referentes à cultura afro-brasileira.
(fica a critério do professor adaptar/acrescentar, pois é possível trabalhar outros estilos de música).

Alguns objetivos com este tipo de proposta pedagógica:
  • Reconhecer e valorizar as contribuições do povo negro;
  • Abordar a situação da diversidade étnico-racial e a viada cotidiana na sala de aula (gostos por música/religiões que são diferentes);
  • Organizar/reconhecer/conhecer lugares de mémória que divulguem a cultura negra (na comunidade que estão inseridos os alunos);
  • Leitura auditiva e interpretação de letras de música.
 Link do YouTube para ouvir a música.

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