quarta-feira, 11 de julho de 2012

PROJETO CONHECENDO E RECONHECENDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Compartilhamos nossa proposta de atividade para ser desenvolvida em sala de aula, a partir projeto "Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre".

Ass.: OS AUTORES DO BLOG.





Justificativa
O projeto visa contribuir de forma significativa para resgatar a história, muitas vezes silenciada, do povo negro na cidade de Porto Alegre. Valorizar e resgatar a história e a cultura afro-brasileira não significa resgatar somente a história do negro, pelo contrário, é resgatar a história de uma sociedade multicultural e pluriétnica que existe no nosso país, a sociedade brasileira.

Objetivo Geral
Conhecer e valorizar aspectos socioculturais da população afro-brasileira, em Porto Alegre, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de etnia ou outras características individuais e sociais.

Objetivos Específicos
  • Reconhecer as regiões da cidade de Porto Alegre que se constituíram, ao longo da história, em espaços importantes de cultura e população afro-brasileira;
  • Identificar, no bairro, em que residem, lugares que evocam a presença, a memória, e cultura afro-brasileira;
  • Ler/localizar diferentes tipos de fontes (pesquisa bibliográfica, imagens, jornais, etc.) idenficando aspectos da cultura afro-brasileira;
  • Conhecer/perceber o significado de quilombo e que este faz parte de um conjunto maior: o município, o estado e o país;
  • Comparar/contrastar os lugares visitados (vivenciados pelos negros, lugares de memória) através da elaboração de um banner;
  • Criar uma propaganda, em forma de folder, com argumentos próprios convidativos a uma saída de campo;
  • Escrever textos autorais a partir de interpretações/reflexões e de diferentes registros escritos e iconográficos.

Série/Ano
Esta proposta pode ser aplicada a qualquer série/ano do ensino fundamental e/ou médio, mudando o aprofundamento dos temas.

Material necessário
Mapa político do Continente Africano;
Mapa político do Brasil;
Mapa político do Rio Grande do Sul, dividido em municípios;
Mapa político do município de Porto Alegre;
Cartolina ou papel Kraft (para o banner);
Cola / tesoura / lápis /  borracha / caneta;
Canetinha colorida / tinta guache;
Livros, jornais, revistas, sites que contenham assuntos referente à história e a cultura dos afro-brasileiros na cidade de Porto Alegre.

Metodologia
Antes da saída de campo
1ª Etapa - Mostrar o mapa do Continente Africano e indagar os alunos sobre o que sabem de tal continente e a origem do povo negro, que chegou ao Brasil, vindo deste continente.
Mostrar aos alunos o mapa político do Brasil para que eles conheçam os estados que compõem nosso país. É importante que os alunos manuseiem o mapa e localizem o estado onde moram.
A seguir, mostre o mapa político do estado onde residem, dividido em municípios, para localizarem-se. Posteriormente mostrar o mapa do município de Porto Alegre, e perguntar aos alunos como eles acham (de que forma) que surgiram (identificando lugares) espaços importantes de cultura da população afro-brasileira. Indagar se conhecem algum lugar de cultura afro-brasileira na cidade, se tem alguma imagem, fotografias, etc. (este momento seria uma sondagem do que os alunos já conhecem).

2ª Etapa - Fazer uma pesquisa (professores e alunos) na internet e selecionar livros, revistas, jornais e imagens sobre cultura afro-brasileira na cidade como quilombos, casas de religião, surgimento de alguns bairros (hoje considerados periferia), espaços culturais, etc. Levar esse material para a sala de aula e deixar que as crianças manuseiem/socializem/identifiquem lugares de memória do povo negro na cidade.

3ª Etapa- Saída de campo "Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre", onde o percurso/roteiro são pontos de referência da população negra. O objetivo deste percurso é ampliar a compreensão sobre a história e a cultura dos afro-brasileiros na cidade.
Solicitar aos alunos que levem máquina fotogrática, blocos e pranchetas, caneta para registrarem, anotarem dúvidas/questionamentos/curiosidades que houver no trajeto para posterior discussão em sala de aula.

Depois da saída de campo
4ª Etapa - Juntamente com os alunos, escrever no quadro e esclarecer as dúvidas, as curiosidades, questionamentos que surgiram ao longo do percurso realizado.
Estas colocações poderão ser finalizadas nesta aula, ou poderão ser aprofundadas posteriormente conforme interesse da turma (em determinadas temáticas como: religiosa, cultural, musical, costumes, etc.) será sugerido pesquisa sobre o assunto/temática desses interesses.
Acreditamos que estes temas jamais se encerram em uma aula, podendo ser aprofundados/pesquisados no momento da aplicação do projeto ou aplicados ao longo do ano letivo dentro do conteúdo nas disciplinas (História, Geografia, Sociologia, Artes, Literatura...).

5ª Etapa - Elaboração de um banner com fotos realizadas pelos alunos e legendas com textos redigidos por eles com suas impressões . Poderão fazer um comparativo do antes/depois do percurso (lugares).

6ª Etapa - Criação de uma propaganda, em forma de folder, com destaques do aluno sobre a saída de campo "Territórios Negros" com argumentos próprios convidativos à atividade.
Para encerrar o trabalho solicitar aos alunos uma redação de dez linhas (em média) sobre qual ponto do percurso ele mais gostou e por quê.

Avaliação
A avalição do projeto irá ocorrer em todas as fases/etapas, desde seu início até a execução das atividades com os alunos (confecção do banner, redação, folder).
Os alunos serão observados durante todo o projeto na escola, através da observação do interesse, participação, realização das atividades orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos e atividades desenvolvidas.

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